Diretoria da União Mocoquense dos Universitários se reúne com chefe do executivo para discutir apoio a 50ª SUM

07 de junho de 2017 38 visualizações 0 comentários imprimir
  • Integrantes da UMU (União Mocoquense dos Universitários) se reuniram na última semana com o chefe do executivo municipal. A reunião foi pautada pelo apoio da prefeitura com a 50ª SUM (Semana Universitária Mocoquense).

    O prefeito de Mococa , Dr. Wanderley Martins, e o Chefe de Gabinete, Paulo Sérgio (Cabecinha), receberam no gabinete do prefeito o presidente da UMU, Gabriel Oliveira; o vice-presidente, Neto Costi;  e o tesoureiro João Victor.

    Na reunião foi acertado que a prefeitura irá ajudar com a disponibilidade dos prédios públicos, funcionários, equipes de som, para a realização dos eventos esportivos, sociais e culturais.

    CONHEÇA UM POUCO MAIS DA SUM >>>> A Semana Universitária Mocoquense (SUM) surgiu em 1968, liderada por Antônio Naufel, até então, estudante de Medicina em Botucatu. A ideia inicial era trazer para Mococa a efervescência cultural das Universidades e, dessa forma, unir os estudantes através do entretenimento, de discussões e da arte quando regressavam à cidade natal durante as férias.

    No mesmo ano em que o Ato Institucional número 5 foi editado, legitimando a censura, cassação e repressão, surge esse movimento universitário em uma cidade do interior, fato de extrema importância dado o período histórico vivenciado. Nesse contexto, as duas primeiras edições da SUM contaram com palestras e peças de teatro, demonstrando seu vínculo com instituições acadêmicas.

    Nesses 48 anos de história, podemos citar muitos nomes da arte (música, cinema, teatro, literatura) e política brasileira que estiveram presentes em algum momento da organização, como: Chico Buarque, Tom Zé, Djavan, Jorge Ben Jor, Titãs, Gonzagão, Gonzaguinha, Luiz Carlos Prestes, Lenine, Paulo Autran, João Bosco, Luiz Melodia, Sá e Guarabira, Os Paralamas do Sucesso, Lobão, Nando Reis, Alceu Valença, dentre outros.

    A SUM tem como objetivo principal levar o entretenimento e cultura para os universitários de Mococa, porém não realiza somente isso, durante seus anos de vida foi surgindo uma participação social da UMU na sociedade mocoquence, o que fez com que a SUM não seja feita somente de festas e shows, mas também durante ela são realizadas ações social na area de saúde, assistencialismo, ambiental entre outras, onde é possível que os universitários possam utilizar seus conhecimentos acadêmicos na sua cidade.


    Incorporar: