Mococa inicia vacinação contra HPV para meninos

16 de janeiro de 2017 11 visualizações 0 comentários imprimir
  • O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Mococa iniciou a vacinação contra o HPV destinado a meninos. É a primeira vez que esse tipo de vacina é destinado ao público masculino, com faixa etária de 12 a 13 anos. Antes, apenas as meninas recebiam a dose da vacina gratuitamente nos postos de saúde. É fundamental que os adolescentes apresentem sua Carteira de Vacinação, uma vez que a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

    A vacina contra o HPV protege contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. Além disso, estudos realizados em países que já adotaram a medida mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

    Em Mococa, a vacinação pode acontecer nas unidades de saúde: Centro de Saúde (Sala de Vacinação), PPA, ESF do Francisco Garófalo, ESF do Nenê Pereira Lima, ESF da Santa Rosa, ESF de Igaraí, ESF da Mocoquinha e nos NAIs de São Benedito das Areias, COHAB 2 e da Mocoquinha.