Mococa recebe “A China na minha Cidade” evento que possibilitou oportunidades empresariais e culturais

05 de dezembro de 2018 1334 visualizações 0 comentários imprimir
  • No último final de semana, Mococa recebeu uma comitiva da China composta por empresários, investidores, representantes governamentais e membros do Consulado Chinês do Brasil, entre eles a Consulesa Geral Sra. Chen Pei Jie.

    A visita que ganhou o nome de “A China na minha cidade”, foi articulada pelo Plano Mococa 2050, um projeto da Associação Comercial e Industrial e parceiros que acreditam na cidade, que objetiva traçar estratégias em diferentes abordagens para impulsionar o desenvolvimento sócio- econômico do município.

    A ação tem como proposta internacionalizar Mococa, possibilitando novos negócios e um intercâmbio cultural entre os países, iniciativa que em setembro possibilitou as presença da prefeita de Dilahbeng, África do Sul, a Sra Lindiwe Makahena, do Cônsul Geral Sr. Malose Mogale, Cônsul Político Sr. Rudzani Mudau e empresários Sul-africanos. O resultado deste encontro foi o acordo de cidades irmãs entre os municípios brasileiro e africano. Outra conquista através do Plano Mococa 2050, foi à participação da Fatec Mococa na Missão de Colaboração do Programa para Líderes Emergentes das Américas de 2018, que possibilitará inúmeras oportunidades de intercâmbios no Canadá financiados pelo governo canadense, para alunos e professores da instituição de ensino

    A primeira atividade deste sábado (01/12) foi a Rodada de Negócios que aconteceu no período da tarde na sede da Associação Comercial e Industrial de Mococa e reuniu empresários chineses e mocoquenses.

    O encontro foi liderado pelo Vice Presidente da ACI, Júlio Bizaio que representou as 16 empresas: Ambiental Clean, Artinox, Café Minas Ouro, Doces Biba, Escav Engenharia de Fundações, Fazenda Ambiental Fortaleza, Fazenda Boiada, Maza Empreendimentos, Mococa Máquinas e Equipamentos (MocMaq), Paulo Belotti Gestão Patrimonial e Negócios, Proterra, Seon, Uztec Comercial Ltda, Zas Technology e Gilso Sorvetes.

    Já as empresas da China entre elas a Associação Brasileira de Chinesas (ABEC) que reúne também instituições, grupos sociais e organizações da China, a Tynrich fabricante de produtos de iluminação de LED, Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) uma das mais importantes instituições de promoção do comércio exterior da China, estiveram presentes com os segmentos de energia, agricultura e alimentação foram representadas pelo Sr. Yue Wang Yong, Redator do jornal Xin hua notícias, um órgão da mídia do governo Chinês.

    Empresários de ambos os países tiveram a oportunidade de apresentar suas atividades, produtos e serviços e no coffe break, os empresários realizaram além um network com direito a degustação de produtos.

    Empresários de outros estados também compartilharam informações na Rodada de Negócios, como Paraná e Minas Gerais que além de almejar novos negócios, também estiveram presentes em busca de conhecer o Plano Mococa 2050.

    Enquanto parte dos Chineses falavam de negócios em Mococa, a Consulesa Geral da China Sra. Chen Pei Jie, membros do Consulado, o presidente da ACI, Mauricio Masili, Sônia de Pauli, Chefe de Gabinete e a coordenadora do Plano Mococa 2050, Amélia Queiróz, realizaram visitas aos representantes do poder executivo e legislativo de duas cidades vizinhas, Tapiratiba e Caconde.

    Em Tapiratiba a comitiva foi recebida na Câmara Municipal pelo prefeito da cidade, Luis Antônio Peres que estava acompanhado por Ana Luiza do Prado, chefe de gabinete, pela responsável da área de planejamento do município, Ligia de Lourdes e também pela vereadora Ana Roberta Gonçalves de Oliveira.

    Já em Caconde, o Prefeito do município José Bento Felizardo Filho e seu vice, Carlos Eduardo Moreira recepcionaram a comitiva na prefeitura.

    Durante o encontro realizado pelo Plano Mococa 2050 que visa transformar Mococa em uma liderança regional compartilhando suas parcerias através de projetos estratégicos, os prefeitos e representantes dos municípios apresentaram detalhes sobre as características das cidades, objetivos e ainda o interesse em parcerias com a China.

    Em Mococa, a Consulesa Geral se reuniu com o Prefeito Felipe Naufel e a primeira dama  Thairise Chrispim que também é a Presidente do Fundo Social de Solidariedade no gabinete onde puderam se apresentar trocar presentes e estreitar laços de uma parceria que poderá trazer grandes resultados para Mococa.

    O mocoquense também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a China em uma apresentação especial realizada na noite de sábado (01/12) na AEM.

    Um presente da China para Mococa, o espetáculo promovido pelo tradicional Grupo de Artes Huaxing, trouxe músicas, coreografias, artes marciais e vestimentas típicas que durante mais de duas horas entusiasmaram crianças e adultos em incessantes aplausos. Pessoas de toda a região, inclusive representantes do poder executivo também compartilharam a emoção de um show que reuniu cerca de 10 diferentes apresentações com mais de 20 artistas chineses e descendentes.

    No domingo (02/12) a programação do evento “A China na minha Cidade” começou logo cedo, com um passeio pela Praça Major José Pedro, no centro.

    Os chineses fizeram questão de conhecer um dos patrimônios Históricos mais importantes de Mococa, o Santuário Diocesano de Adoração Eucarística Nossa Senhora do Rosário, edificação que está no local onde deu início a povoação da cidade.

    Logo após, Consulado Chinês, membros da diretoria da Associação Comercial entre eles o Presidente Mauricio Masili e o Vice Júlio Bizaio e Coordenadores do Plano Mococa 2050 seguiram com destino a Fazenda Santa Cândida onde está instalada a empresa Daflora Água Mineral.

    Na propriedade do empresário Roberto Almeida, os chineses puderam conhecer as instalações da empresa, uma das fontes da água mineral e todo o processo para o envasamento do produto que hoje é presente em vários estados do Brasil.

    Em seguida, a comitiva visitou a Fazenda Ambiental Fortaleza, em Igaraí. No encontro, Marcos Crocce e Silvia Barreto, produtores e empresários apresentaram parte da rotina na fazenda para a consulesa Geral Sra. Chen Pei Jie e representantes da China, em especial a produção e seleção do café de qualidade.

    A visita foi encerrada em um almoço com um cardápio tradicional da fazenda e com a troca de presentes.

    A proposta da programação realizada pelo Plano Mococa 2050  foi apresentar para a China o potencial de Mococa em diferentes segmentos em busca de possibilitar ao município oportunidades de novos negócios, tendo em vista que os visitantes estiveram no município em busca de fornecedores de produtos e serviços;

    “Abrir as portas de Mococa para mundo, esta é uma missão do Plano Mococa 2050. A proposta é transformar a cidade em um intercâmbio de oportunidades onde nossas empresas possam fazer negócios com outros países, metas que são possibilitadas em evento “, destacou o presidente da ACI Mauricio Masili.


    Incorporar: